Moacir Almada Moreira

Publicado por historiasderemador em

Em dezembro de 2020 ouvimos um pouco das #historiasderemador do Moacir Almada Moreira, também conhecido como “Moa” ou “Moca”, disponível em nosso canal do YouTube

Muita pretensão nossa, tentar abreviar em pouco mais de uma hora de bate papo, sua longa jornada no Remo, mas já se sabia que a diversão era garantida.

Moacir aprendendo o ofício na carpintaria do Clube

Ouvimos de alguns remadores que Moacir foi carpinteiro, construtor de barcos e treinador no seu Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre, o GPA, mas ele foi muito além disto.

Incentivador, caçador de talentos, psicólogo, preparador físico, gerente de garagem, mas acima de tudo, formador de pessoas.

Uma de suas preocupações era receber jovens e mostrar naquele ambiente, as famílias estariam representadas, enquanto frequentassem o Clube. Pais visitavam as instalações e podiam ter certeza de que para se ter sucesso, era necessário disciplina.

Durante o bate papo com ele, inúmeros comentários agradecendo o velho “Moca” por suas contribuições não apenas dentro d’água, mas também no que se transformaram muitas vidas.

Na década de 80, quando participamos do Remo em nossa adolescência, tivemos muitos contatos com uma equipe MUITO forte, graças ao seu trabalho, muitas vezes em parceria com outros técnicos, mas segundo ouvimos do Prof. Schulz, “eu era o técnico, mas quem comandava a ‘gurizada’, era o Moa. Era ele quem realmente motivava e liderava a turma”.

Não somente os atletas da casa, o reconhecem como uma figura importante, mas também um de seus principais adversários, Breno Manzczk, técnico do Grêmio Náutico União. Ouvimos do Breno: “enquanto não trouxeres o Moa na tela, eu não contarei as minhas histórias”, e assim foi.

Dividimos alguns registros fotográficos gentilmente emprestados pelo Moacir.

Fica aqui nosso agradecimento e a expectativa para a segunda parte de seus relatos.

Categorias: Crônicas

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese