Remo de Praia

Publicado por historiasderemador em

Quando jovens costumávamos ansiar uma competição pelo que representava a disputa, a adrenalina. Controlar a ansiedade para que ela nos fosse favorável ao ponto de nos estimular, não permitindo que ela nos dominasse atrapalhando nosso pensamento, nos consumindo de forma invisível, se infiltrando em nossos neurônios, dificultando os estímulos elétricos que devemos enviar aos nossos músculos.

Mente quem na idade de atleta master não sente isto, mas as experiências vividas em algumas décadas, nos permitem um pensamento mais amplo, uma visão mais panorâmica, e podemos sim, observar a beleza não somente da disputa, mas principalmente, do evento.

A Primeira Copa Brasil de Remo de Praia a ser realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2022 na Praia de Canasvieiras, desperta toda esta nossa empolgação e curiosidade a respeito desta modalidade de prova.

Atleta enfrenta ondas grandes

Este Balneário foi palco de nossa infância e juventude. Ali no verão de 1979/80, num pesado bote reformado pelo avô do nosso amigo Wallace Lobo Jr, demos nossas primeiras remadas, decisivas para a escolha da prática deste esporte.

Impossível esquecer nos verões as regatas de vela, o festival Hollywood, com alto falantes potentes tocando a música Breaking All The Rules, de Peter Frampton.

Ainda nos causa estranheza, receio, mas ao mesmo tempo, uma vontade muito grande de enfrentar este Remo de Praia, com ondas, breaking all the rules[1], para nós remadores puristas, acostumados com águas calmas sem vento, sem ondas.

Acertaram a Confederação Brasileira de Remo, Federação Catarinense de Remo, Prefeitura Municipal de Florianópolis, o programa Curta Mais Floripa, Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina, AFESC e o Grupo ND, ao organizar este evento.

Sucesso a todos os remadores que participarão do evento.

Assistam vídeo onde explicamos O que é Beach Sprint?

E você, o que espera deste evento?


[1] Em inglês: quebrando todas as regras


4 comentário

Antônio farias filho · 30 de janeiro de 2022 às 17:14

Olá Neto, estaremos juntos nesta 1 Copa Brasil de Remo de Praia, fui convidado para fazer a locução.

Wallace Lobo Jr · 31 de janeiro de 2022 às 16:03

Seara Neto, muito obrigado pela lembrança em especial do meu saudoso avô. Desejo sucesso a todos na realização do evento. Em tempo, o bote ainda existe e está sob guarda de um primo da minha mãe.

    historiasderemador · 31 de janeiro de 2022 às 16:40

    Grande Wallace!!! Eu me lembro que para colocar o bote na água era uma aventura!!! Pesado. Desde que remei pela primeira vez no bote, descobri que seria o esporte que eu gostaria de praticar. Certa vez remamos até a Ilha dos Argentinos, que se chama Ilha do Francês, mas tivemos que voltar logo, pois ia virar para vento sul. E virou, mas chegamos a salvo em terra firme, antes da virada.
    Agora, saber que o bote existe, mexeu com as memórias. Se possível for, gostaria de fazer uma visita a ele, se não, uma foto atual, já nos deixaria contente.
    Grande abraço.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese