Sula 2022

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Regata que se preze, tem que ter disputa, torcida, gritaria, emoção, ansiedade. Não importa se você é remador, dirigente, técnico ou apenas um torcedor, infalivelmente você deixará sua voz dentro de algum barco ou submersa nas águas. Assim eu estou, com a voz muito prejudicada, mas se necessário fosse, daria meus gritos novamente.

Impossível ver a disputa de barcos a oito, cada qual dando seu máximo, sem gritar o nome do clube ou de algum remador.

Este XXV Encontro Sul-Americano de Remo Master para mim teve um significado muito grande sob vários aspectos. Voltei a remar em 2019, depois de 33 anos de latência. Neste mesmo ano, após três meses de treino, viajei para Assunção para competir o Sula, como é conhecido no GPA.

“Remo é treino”, como diz o Prof. Liquinho. Desde então, passei a treinar, me dedicar, sempre respeitando os limites do meu joelho direito, e minha capacidade cardiovascular. Quem já competiu, ainda que em nível estadual ou nacional, sabe que é necessário compromisso, caso contrário, o resultado não vem.

Em 2019 trouxe um bronze e uma prata na bagagem. Neste ano, no primeiro dia foram dois ouros e duas pratas, sábado e domingo, um bronze e uma prata em cada dia, total de oito medalhas.

Ninguém entra numa disputa para perder, e eu fiz meu máximo para contribuir com o GPA, clube que me acolheu muito bem, em especial com o nosso Head Coach, João Carlos Gonçalves que apostou em mim, me escalando para compor guarnições, e até mesmo remar em provas duras de Single Skiff.

Além da ansiedade das provas, o coração batendo mais forte antes de dormir, eu estava ansioso para encontrar pessoas que venho conhecendo virtualmente, graças a estas Histórias de Remador que tenho tentado contar.

Não conseguirei citar todos os nomes com quem me encontrei, mesmo que de forma muito rápida, sem aqueles despretensiosos bate papos, mas posso afirmar que dedicar boa parte do meu tempo na divulgação do nosso esporte, durante estes quase dois anos, tem sido muito agradável.

Ouvi de uma remadora que encontrei, que ao vivo, eu pareço mais jovem do que na tela. Disse ela que deve ser devido à baixa iluminação na gravação dos vídeos. Já penso na aquisição de um holofote.

Momentos fantásticos como a chegada disputadíssima entre o oito do GPA, vencido pelo barco da Amazônia, abrilhantaram meu fim de semana, mas em especial, a vitória do Single Skiff Feminino, da nossa remadora do GPA, Luana Fagundes, estreando como Master. Toda torcida vibrando remada a remada, quase pulando dentro d’água, até o momento que soa o aviso da chegada. Recebe a medalha e passa na nossa frente remando em direção ao pontilhão, quando é ovacionada por nós, num coro uníssono:

– Luana! Luana! Luana!

Nem mesmo a forte guerreira remadora se conteve, derramando suas merecidas e bonitas lágrimas enquanto remava com elegância. Ali eu percebi a beleza do nosso esporte. Ali eu percebi que meus pelos se eriçaram, que a emoção é mais forte do que podemos descrevê-la.

Foto: Michele Panisson – Colabore com o Projeto Remar: faça um PIX utilizando como chave o e-mail 2747582@vakinha.com.br

Domingo
Categorias: Crônicas

21 comentário

Ilka Galante · 3 de maio de 2022 às 10:42

Como não se emocionar com o esporte? A gente enlouquece , se liberta e faz o coração bater feliz!

Aldo · 3 de maio de 2022 às 10:57

Sensacional Seara. Tanto a cobertura do evento como os resultados que alcançastes. Parabéns amigo!

Sandra Berber · 3 de maio de 2022 às 11:05

Este esporte é fantástico! Mesmo quem não rema, como eu, vibra e se emociona nas Regatas, pois sabe quanta luta é preciso para estar na raia naquele momento.
Não só os treinos exaustivos, mas as dificuldades financeiras de alguns remadores em participar das competições, ou até mesmo ir no seu Clube para treinar. Além de conciliar a vida pessoal, no convívio com a família e amigos, e seus estudos ou trabalho.
Mas, tudo é recompensado no momento da chegada, quando o público aplaude, e a missão de representar o Clube é cumprida.
Parabéns á todos os atletas pelo seu desempenho e amor ao Remo!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Lilia de Oliveira · 3 de maio de 2022 às 11:47

    Tive as mesmas sensações que você, Seara. O Campeonato Master me encanta pois, diferentemente do Remo de alto rendimento, o clima entre os competidores é de amizade, admiração, colaboração e união. Não vemos uma briga, uma discussão. Presenciamos atletas torcendo, vibrando e aplaudindo os adversários. E até se misturando. Rsrs
    Testemunhar as senhoras de cabelos brancos do GPA remando em várias provas emociona e nos faz crer que nunca é tarde para ir em busca de maior qualidade de vida, saúde e sonhos! Parabéns por essa linda equipe do GPA!

      historiasderemador · 3 de maio de 2022 às 13:51

      Grande Presidente!!!

      Muito bom dividir assuntos e emoções sobre Remo com você. Em novembro estaremos em Brasília para o Campeonato Brasileiro de Remo Master

    historiasderemador · 3 de maio de 2022 às 15:27

    Verdade Sandra. É necessário muita determinação para se conquistar alguma coisa no Remo

Rosane silvestre · 3 de maio de 2022 às 11:33

Parabéns Cesar, o que se colhe com alegria foi plantado de corpo e alma!!! Vc está colhendo!!!! E suas histórias podem gerar boas sementes também!!!! Bom plantio!!!!

Zeca Muller · 3 de maio de 2022 às 11:46

Estava muito bacana o astral do SULA. Foi bacana reviver o espirito das garagens náuticas e rever amigos.
Nos atletas participantes era visível o prazer que sentiam em estar por ali.
Realmente torcer numa regata é muita emoção!
Searinha parabéns pelo esforço das remadas, vi algumas de tuas provas, e pelo resgate de boas historias de remador.

Zeca Muller · 3 de maio de 2022 às 11:55

Estava muito bacana o astral do SULA!
Foi gostoso reviver o clima de garagem náutica, rever amigos de outras épocas.
Parabéns Searinha pelo esforço em tuas remadas, tive o prazer de acompanhar algumas de tuas provas, e o esforço deste resgate de historias de remador!
Parabéns aos atletas que demonstravam a felicidade de estarem ali praticando vida!

    historiasderemador · 3 de maio de 2022 às 13:44

    Grande amigo Zeca!!! Foi uma satisfação enorme te encontrar na Raia. Amigos são e sempre serão amigos.

ANDRÉ LUIZ GONÇALVES FERREIRA · 3 de maio de 2022 às 13:08

Remei pelo GPA pelos anos 70, éramos a geração mirim do dr. Nauro Bandeira, do dr. Mário Rigatto, gigantes que passeavam pela rampa do Clube e iniciavam aquela piazada.
Ler tuas palavras Seara, me levaram a uma visgem no tempo, num guigui, com Otávio Bandeira na proa, eu, o Zé e Antônio A. Baneira de voga, e fui às lagrimas, ouvi os gritos no fundo da memória vindos lá do Estádio Náutico. Obrigado querido Irmão, acho que vou lá visitar a garagem.

Oswaldo Kuster Neto · 3 de maio de 2022 às 15:53

Caro Seara,
Muito bom poder rever-te, assim como outros grandes amigos do remo.
Uma honra poder compartilhar uma raia contigo!
Parabens a organização pela forma impecável como foi feito o evento. Forte abraço.

    historiasderemador · 3 de maio de 2022 às 17:15

    Grande Vaval!!! A honra é toda minha estar ao lado de um grande e renomado remador. A organização do evento foi sensacional.

LUIZ ALBERTO RODRIGUES · 3 de maio de 2022 às 17:32

Tive o prazer de assistir o SULA por duas horas e gostaria muito de ter visto o meu Amigo Seara na regata, mas infelizmente neste tempo ele não remou, mas tive o prazer de ver a empolgação do GPA no momento de cada regata, muito lindo.
Também ver as Senhoras de cabelos brancos remando com muita elegância e dedicação era de encher os olhos de lágrimas de emoção, mesmo para quem não entende nada de Remo.
Parabéns a organização do evento, parabéns Serara.
Abs.

    historiasderemador · 3 de maio de 2022 às 17:41

    Que felicidade DUPLA. Encontrar o amigo e ler depoimento tão sincero e bonito de uma pessoa como você.

    Obrigado por nos prestigiar. Divulgue o que você viu!

Ricardo de Freitas | Cado · 3 de maio de 2022 às 18:43

Que bacana amigo! Imagino tua emoção…meu quadril não me permite mais desfrutar desta incrível sensação, que é remar…Parabéns a toda guarnição…Bj no teu coração “mô quiridjo”!

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguese