Seara Jr – Oitenta Anos

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Vinte e um de maio de dois mil e vinte e dois, meu pai Cesar Seara Júnior completa oitenta anos.

Desde que iniciei esta gratificante jornada, na tentativa de contar as infinitas Histórias de Remador, já mencionei inúmeras vezes, e não me cansarei de mencionar, que um dos principais motivos de registrar todas estas passagens, é de uma em especial que se iniciou no ano de 80, se estendendo até o ano de 86.

Neste período foi quando remei, e meu pai com sua sagacidade, se aproximou do esporte que me apaixonei, no intuito de me incentivar, apoiar, torcer, acompanhar meu desenvolvimento, aplaudir minhas conquistas, e sempre, sempre ser solidário nas derrotas.

Não pretendo nesta crônica de uma lauda, me aprofundar neste bonito capítulo, que merecerá futuramente um livro recheado de fatos, emoções e percepções.

Hoje consigo perceber a grandeza do seu gesto, àquela época, quando além de abraçar a minha breve e não tão expressiva carreira como remador, abraçou o esporte, e por ele se dedicou alguns anos, obtendo frutos e resultados mais bem relatados por outras pessoas, não tão parciais quanto um filho para descrever.

Eu gostaria muito de saber me comunicar como ele, escrever de forma organizada e também, falar com toda sua eloquência e desenvoltura de professor universitário, iniciada antes mesmo de se formar na primeira turma de Engenharia Industrial da Universidade Federal de Santa Catarina em 1966, quando eu tinha apenas um ano de idade.

Seu pensamento linear e cartesiano, sua visão de sempre planejar, típicas de engenheiro, me facilitaram entender o seu pensamento, ainda que seja reservado com suas particularidades, contrasta com sua parte humorística, para mim, o melhor contador de piadas que conheço, sempre ricas em detalhes, onomatopeias, caras e sons.

A festa no céu contada por ele, iniciava a partir do almoço de sexta-feira, se encerrando somente no infindável almoço de sábado.

Foram longos seis anos de remo, que passaram voando, mas deixaram adoráveis memórias que não me canso de relembrar e recontá-las.

Para que esta passagem fique eternizada com o merecido registro, faremos uma LIVE coletiva neste domingo, dia 22/05/2022 às 19h em nosso canal do YouTube, com as participações confirmadas de Hugo Seibel, Regina Machado (minha mãe), Eninho e Marcelo Sonego, Zenilto Ribeiro, Francisco Kramer, Toninho Naco Farias, Valmir Brás da Silva e Dé Baracuhy.

Já recebemos alguns depoimentos que serão publicados AO VIVO, o link para assistir está ao final deste texto.

Você que está lendo esta mensagem e gostaria de se manifestar de alguma forma, por vídeo, áudio, por escrito ou através de fotos, deixe seu comentário aqui ou entre em contato conosco.

historiasderemador@gmail.com
Categorias: Crônicas

11 comentário

Valmir Braz da Silva · 21 de maio de 2022 às 10:23

Quero em primeiro lugar cumprimentar o Seara pelos 80 anos e aproveitar para agradecer o bem que ele fez ao remo catarinense e brasileiro. Todos nós dirigentes do remo em nossos respectivos clubes aprendemos muito o Seara. Eu particularmente sempre o copiei a forma como ele dirigiu o Clube de Regatas Aldo Luz e depois quando dirigiu a Federação de Remo do Estado de Santa Catarina. O Cesar Seara sempre serviu de bom exemplo e espero que Deus o proteja para continuar assim por muitos anos. Um grande abraço.

    historiasderemador · 21 de maio de 2022 às 10:47

    Belíssimas e sinceras palavras. Muito bom saber que todo o esforço realizado por ele, surtiu efeitos. Esperamos que este ciclo continue evoluindo, o Martinelli é um grande exemplo de bom trabalho!!! Obrigado pelo depoimento.

      M · 21 de maio de 2022 às 18:35

      Em tempo, Seara Filho que é Pai do Neto!
      Desculpa, fiz uma troca, mas, esta tudo em Familia!!!

A André Baracuhy · 21 de maio de 2022 às 11:28

Eu estava morando em Boston em 89 e caminhando na orla ao redor do Charles River, entrei na garagem de remo da MIT, dei de cara com o Gordon, técnico que passou por Santa Catarina, logo que falei que era de lá e conhecia o Seara, ele só faltou me carregar no colo, demonstrando o respeito que teu pai tem no mundo do remo, uma pena ele ter se afastado, pois , certamente ele estaria nos dando muitas alegrias e medalhas internacionais, grande abraço para ele.

Acácio Mund Carreirão · 21 de maio de 2022 às 11:44

Sensacional, Seara!

Transmite, por favor, ao teu pai, meus sinceros cumprimentos pelo aniversário.

Tenho por ele uma grande admiração e, por conseguinte, um enorme respeito.

Um forte abraço, amigo.

    historiasderemador · 22 de maio de 2022 às 16:07

    Com certeza daremos o abraço nele mestre Acácio, Presidente do Varrynxhuga Footbal Association.

Antônio farias filho · 21 de maio de 2022 às 18:10

Seara Júnior, veja como Deus é bom, Você chegou ao Remo através do Seu Filho Seara Neto. Neto, com Seu incentivo também trouxe o Irmão Dú. Aqui formava um grande Trio, que deixou, deixa e com certeza, farão muito pelo nosso nobre esporte.
Hoje Você completa 29.200 dias Remando em torno do nosso Astro Rei Sol.
Nós da Familia Riachuelina desejamos tudo de bom pra VC e Seus Familiates!!!

Saulo Batista da Costa · 22 de maio de 2022 às 13:33

Seara Jr, Dr. Seara, Seu Seara….não importa. O que importa, é que ele fez a diferença no remo catarinense e brasileiro.
O pouco tempo que tive de remador competidor, vi a revolução que o Seu Seara fez no nosso remo.
Ele tem algo essencial no administrador. Seja ele num clube, federação, empresa pública ou privada.
Ele sabe que o tempo corre “contra” ele. Sabe que o tempo passa, o novo vem, e quem não se atualiza e se mexe, fica pra trás.
Seara Jr teve e tenho certeza que ainda tem, a certeza de que SEMPRE tem de se estar atento, e NUNCA se acomodar. E isso que faz qualquer entidade progredir.
Muito grato pelos ensinamentos que serviu e serve à todos!
Muita saúde! Salve seus 80 anos! Salve!

    historiasderemador · 22 de maio de 2022 às 16:04

    é verdade Saulo. Ele continua nos ensinando, pois esta é a melhor forma de aprender.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguese