No Princípio era a Água

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Começo esta crônica dominical, tomando emprestado o nome do livro da nossa remadora Rosangela Mello, que será lançado dia 25/06/2022 das 16h às 19h no Terezas Café[1], um de nossos assuntos da semana.

Desnecessário afirmar que o Bate Papo com ela foi algo demasiado agradável e enriquecedor, como sempre, nossa linha central dos bate papos são as Histórias de Remador que medalhas não são capazes de contar, iniciando a Inquisição do convidado com a pergunta como ele foi apresentado ao esporte do Remo?

Conheci a Rosangela primeiro nas redes sociais, lendo uma de suas postagens que reproduzimos neste site, Jantar de Garagem 2018, posteriormente nas competições de Remo, entretanto, nossas conversas foram um tanto quanto superficiais, mas nem tanto ao ponto de impedir que houvesse uma aproximação que permitisse conhecer um pouco mais seu trabalho como escritora.

Ela inicia o bate papo, me parabenizando pelo trabalho que tenho feito aqui: começou devagarinho, tomando corpo aos poucos… Rapidamente nossa conversa toma rumo paralelo ao delineado por nós como linha de trabalho, e assim muitos assuntos são conversados, servindo seu livro como pano de fundo com direito a poema declamado ao vivo. Assistam o vídeo destacado ao fim desta crônica e aproveitem.

Há 107 anos, no dia onze de junho de 1920, iluminados cidadãos se reuniram no Bairro Rita Maria fundando o Clube Náutico Riachuelo, o pioneiro de Santa Catarina, este que foi um dos meus maiores adversários, me permite hoje em dia ver como foi e é importante na minha vida, sem seus bravos remadores, dirigentes e aficionados, certamente o remo não teria o mesmo valor que tem para mim hoje. Fica aqui nossos parabéns e desejo de que venham muitos centenários a serem comemorados.

Vejam ao final este vídeo das comemorações enviado pelo meu amigo Renato Muller.

Para muitos remadores que praticam o esporte por muito tempo, exercícios simples que fazemos, ou deveríamos fazer, podem parecer desnecessários ou com pouca importância, mas no vídeo enviado pelo meu irmão Du Seara, o Searinha, mostrando dois exercícios com o barco parado, percebemos que não é bem assim.

Recebemos bons retornos sobre o vídeo. Fica aqui nossa pergunta, vocês gostariam que nosso canal, site e redes sociais, compartilhasse mais material de cunho técnico? Comenta para sabermos.

E para encerrar a crônica, iniciando a semana provocando a torcida, nada melhor que o desafio lançado pelo Coach João C. Gonçalves do Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre, GPA, no próximo sábado 18/06/2022, às 6h da manhã, Maratona de 42.195 metros a serem remados no remoergômetro. Vocês gostariam de assistir ao vivo? Comenta aí, pois nós precisaremos da sua torcida. Quem vocês acreditam que conseguirão completar o percurso? Que deve durar pelo menos TRÊS horas!

Bate papo com Rosângela
https://youtu.be/galyAb9B7e0
107 anos Riachuelo
https://youtu.be/yM9i9om0hQ0
Single Scull – Equilíbrio
https://youtu.be/spa_NPpxy1A

[1] Rua Giordano Bruno, 318, Porto Alegre-RS

Categorias: Crônicas

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguese