Passado e futuro no presente

Publicado por historiasderemador em

Bons tempos de colégio quando tínhamos que declinar os verbos nos variados tempos. O que mais me intrigava e até hoje permanece me intrigando é o futuro do pretérito, que na minha lógica de engenheiro seria o presente. Na verdade, é “utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado”.

Na quinta-feira, dia 23/06/2022 fizemos um bate papo descontraído e divertido como de costume, com o Four Skiff Peso Leve, Prata da Casa nos Jogos Pan Americanos de 2003 em Santo Domingo. Algumas boas revelações apareceram durante a conversa, daquilo que mais buscamos, as Histórias de Remador que medalhas não são capazes de contar. Gustavo Villela, João Hildebrando, Ronaldo Vargas (este é o seu nome correto, e não Roni) e Rui Schaedler.

Ontem, sábado, estivemos Nas Mesmas Águas, Flamengo e Vasco, respectivamente com as remadoras Isabelle Falck e Antônia Emanuelle Abreu Motta, também Peso Leve, desta vez, no Double Skiff Feminino que viajam amanhã para a Alemanha com o objetivo de se preparar para a 3ª etapa da Copa do Mundo que ocorre na tradicionalíssima Lucerna, Suíça.

Elas correm atrás do seu sonho e criaram a vaquinha para arrecadar fundo, segue o link.

https://gofund.me/64bfe6ad

Venho destacando ultimamente nas postagens e vídeos que fazemos, uma palavra, Liderança. Percebi nas duas guarnições que fazem parte do passado e futuro próximo, remadores e remadoras líderes. Dentro da nossa cultura sabemos que existe sempre um líder no topo da hierarquia, mas ressalto que grandes líderes demonstram suas maiores qualidades, quando em determinado momento, são liderados e precisam contribuir da sua melhor forma para o objetivo comum. No nosso caso, o Remo.

Esporte de beleza ímpar, praticado sobre águas, nem sempre calmas, ao mesmo tempo simples, o mais rápido, o que cruza a linha de chegada em primeiro lugar é o melhor, mas tão complexo para se atingir a Remada perfeita, repetidas vezes durante uma regata.

Inicialmente quando comecei a contar e publicar Histórias conhecidas ou talvez vividas e vivenciadas por mim, mas por sugestão do André Dutra, passei a buscar as desconhecidas, e confesso, que a diversão tem sido muito grande.

Assim nestes dois dias, percorri um espaço de mais de vinte anos de diferença entre histórias, ainda que sobre o mesmo esporte, cada uma com as suas peculiaridades.

O que noto e percebo, é que as pessoas que comparecem ao nosso canal, se sentem prestigiadas, quase que homenageadas por um singelo convite, para suprir minha curiosidade, mas que demonstra que nosso esporte merece mais respeito, mais incentivo, mais visibilidade.

Das conversas que tivemos, até mesmo as pessoas mais tímidas e introvertidas, conseguem externar na sua melhor forma, a paixão pelo nosso esporte, através de histórias passadas, ou nas promessas com histórias futuras. Fiquei muito contente com todos os assuntos abordados, praticamente impossível resumir nesta lauda, mas tal qual uma reunião de trabalho quando um Plano de Ação é elaborado, foi proposto a realização de uma LIVE com pessoas que iniciaram o esporte recentemente.

Fica aqui então a proposta de trazermos um representante das cinco regiões do país, independentemente da idade, para participar de uma LIVE, de forma simultânea para que possam contar suas experiências com o nosso esporte, o que mais o encanta, quais suas expectativas, conselhos que podem nos dar de modo a tornar o esporte ainda mais conhecido e outros assuntos que julgarem importante.

Como minha proposta, sugiro o nome de Cilene Maues do estado do Pará, como representante da região Norte, pois percebi que ela já é uma remadora fervorosa e adepta, que poderá nos ilustrar como é remar no seu estado.

Fica aqui então nosso pedido para que comentem os nomes e convidem estas pessoas que estão iniciando a prática para participar de uma LIVE, que será organizada numa data futura.

Aqui estão os links dos bate papos referidos acima.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese