NOVATOS, a Força do Remo

Publicado por historiasderemador em

Ilustres atletas

Por Cesar Seara Neto

Muito nos agrada, quando a crônica deve ser enxuta porque o conteúdo a ser abordado é demasiado grande.

Quinta, dia sete de julho promovemos a primeira LIVE intitulada NOVATOS, Sport Recife e Martinelli de Florianópolis presentes. Pai e filho, pai e filha respectivamente. O ensaio na quarta com cada pai, me garantiu que havíamos acertado o pedido de indicações feito ao Ricardo do Sport, e ao Doda do Martinelli.

Uma torrente de entusiasmo me contaminou ao conversar individualmente com os pais. A certeza de sucesso era garantida. E foi. A cada frase, a cada gesto, eu me lembrava do meu pai dirigindo seu Voyage, placa AF 9500, me levando para treinar, ou para regatas próximas.

Agradecemos aqui as atletas Manu Abreu e Isa Falck pela sugestão de ouvir quem está chegando no nosso esporte, cheios de vontade e despidos do nosso invariável ranço de remadores, quando nos consideramos os maiores de todos os tempos, os indefectíveis, os maiorais, os que suportam mais dor do que quaisquer ser humanos civis, mas sempre nos esquecemos que um dia fomos novatos. Fomos contagiados pela beleza de um dois sem remado por Joel Cardoso e Liquinho, ou de um Skiff remado pelo Bandeira.

Ontem, sábado, nove de julho, ocorreu a Segunda Etapa do Campeonato Gaúcho de Remo 2022, organizado pela REMOSUL. Desde já nossos parabéns a organização da Regata, a todos atletas que disputaram com muita bravura, bem como a todos que trabalharam nos bastidores do evento, staff do Grêmio Náutico União, dirigentes, técnicos e aos torcedores e familiares que prestigiaram o evento.

Agradecimento especial ao GPA1888 que tem me proporcionado bons momentos no agradável convívio com Gepeanas e Gepeanos, o Clube de Remo mais antigo do Brasil e oportunidade de ampliar cada vez mais estas Histórias.

Uma regata é o auge para os atletas, e são estes os protagonistas do esporte, tudo devemos a eles, que abrilhantam e enriquecem as águas, dão cores, sons, imagens, transformando todos estes elementos em emoções.

Neste sábado, eu tive o privilégio e honra de conhecer ao vivo mais pessoas que começaram a fazer parte da minha vida, de forma virtual, citarei algumas:

Luciano Bento, do Clube Náutico Gaúcho, de Pelotas, nossa mais recente aquisição, que retoma suas atividades, participando das Regatas. Num brevíssimo encontro que antecedeu a Prova de Double Skiff Master D, que disputei com Maruan Sharif, outra grata surpresa que tive neste evento.

Trocamos algumas informações a respeito do Gaúcho, e já recebemos uma enxurrada de #historiasderemador que medalhas não são capazes de contar. O que já merece destaque desde já, até um encontro virtual numa LIVE, onde poderão nos contar como surgiu a ideia de reativação e as glórias já vividas por esta agremiação.

Com relação ao Sharif, natural de Cachoeira, mas residente em Nova Iorque, foi uma grande honra remar na proa do Double, com alguém tão experiente em águas internacionais. A honra foi muito maior do que minha capacidade física, para acompanhar seu poderoso ritmo. Fica aqui a promessa de que treinaremos com mais afinco, para que no próximo encontro, seja possível soltar mais a voga[1].

Retomando a força do Remo, os novatos, provas de estreantes e remadores oriundos de Projetos Sociais, deram um volume a mais na Regata, com direito a duas provas eliminatórias, com seis participantes em cada bateria. Infelizmente, a primeira prova, estávamos com problemas de conexão, e não registramos ao vivo, mas temos um pequeno registro que tentaremos publicar em breve.

Num dos poucos momentos que pude me aproximar da câmera, para dar um apoio moral a Gica, minha esposa, nossa assistente de bastidores e de palco, estive ao lado de Oguener Tissot, técnico do Centro Português de Pelotas, onde sua academia de Remo Tissot, desenvolve o Projeto Remar Para o Futuro. Dei os parabéns pelo seu trabalho e principalmente ao ver que a segunda turma do Projeto, já se faz presente, com muitos atletas, uma grande promessa de mais trabalho e resultados futuros.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que nos prestigiaram assistindo a transmissão da Regata ao vivo, bem como as sugestões, por exemplo do Alexandre Reichert, a serem feitas nos intervalos das provas.

Também tive a oportunidade de presenciar um momento que me valeu o fim de semana, e mais vontade de seguir na busca de mais Histórias de Remador, quando o atleta Irryee Lopes Almeida fala que o “Remo tocou meu coração”, e sua mãe, Michele, também remadora, filmava o depoimento do filho, por trás de lágrimas que ao serem relembradas, me marejam os olhos neste momento.

Ali descobrimos mais uma história que merece ser contada, mas não adianta pedir spoiler, pois será revelada somente numa próxima oportunidade, de acordo com a agenda de LIVES:

JULHO

DiaConvidado(s)
13Trombetta – Brasil
21Nathalie, Vitória, Álvaro e Beatriz – São Salvador
28Bicuíba e Luciano Resende (?) Espírito Santo

AGOSTO

DiaConvidado(s)
04Michele, Iriê – Pelotas + ? + ?
11Tales Construtor de Barcos – Porto Alegre
18Bianca, João Victor e Jaqueline – São Salvador + ?
25Luciano Bento (?) – Gaúcho

Compartilhe nosso perfil do Instagram, nosso canal do YouTube, nossa página do Facebook e nosso site

Transmissão ao vivo
Primeira LIVE com NOVATOS

[1] Voga na linguagem do remo, se refere ao número de remadas por minuto. Também pode se referir a posição do barco, ou o remador que ocupa esta posição, que é a mais próxima a traseira do barco, pois é ele quem dita o ritmo das remadas, ou voga. Soltar a voga, significa aumentar o ritmo.

Categorias: Crônicas

2 comentário

Mario Dias · 11 de julho de 2022 às 09:31

Mais um belo texto, Seara! Parabéns, parceiro! 😉👍

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese