Mascote

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Clube ou qualquer instituição que se preze, tem sua mascote. Não me refiro a oficial, aquela que existe somente na forma de desenho, ou de uma fotografia importada da savana africana.

Mascote normalmente é um cachorro vira latas, o famoso guaipeca, na fronteira do Rio Grande do Sul é o cusco, que num passe de mágica passa a coabitar nosso meio, de forma silenciosa, se permeando em nossas conversas, na maioria das vezes na esperança de um agrado para seus famintos estômagos.

Frequentar uma garagem de remo é uma experiencia ímpar. A fauna que conhecemos dentro d’água e a que frequenta os vestiários, é a mais ampla possível, não se limita a peixes como Cocoroca, Corvina, ou aves com seus voos rasantes em busca destes peixes para seu alimento, encontramos também equinos, muares, bovinos, galináceos e por aí afora.

Há que se estar atento aos roedores que sorrateiramente e quase sempre de forma invisível, subtraem os alimentos guardados com tanto cuidado, e que deveriam sustentar as calóricas dietas dos atletas.

Com o devido e merecido respeito a TODAS as garagens de Remo, nenhuma das que eu conheço, se iguala ao GPA que tem como mascote uma lontra.

É fato que ela não se dá ao luxo de conviver nas rodas de conversas após os treinos, em cima da rampa, seu local preferido, mas inúmeras vezes quando a garagem permanece com as portas fechadas para treinos somente na academia, ela dá seus shows, deslizando nas ripas de madeira aclimatadas com as águas do Rio.

Foi a primeira vez que vi ao vivo este animal, de certa forma pequeno, muito similar a uma foca, entretanto, esta não bate palmas e não equilibra bolas como nos circos. Mas ela desperta a curiosidade de todos que a veem. Aos que ainda não viram, fica o convite para tentar contemplar a dança rasteira da lontra.

Bem no início dos relatos das Histórias de Remador, salientei a alegria que o Remo Master nos proporciona, permitindo que os rotundos corpos, outrora atléticos, se encontrem dentro d’água e após os treinos, desfrutem da melhor parte: a resenha.

Numa destas conversas, um atleta que ingressou no esporte com mais de meio século de idade, muita dedicação, ao ponto de perder peso às dezenas de quilos, trouxe à baila a mascote.

Os leitores que chegaram até aqui, balançarão a cabeça de forma afirmativa que estão curiosos, até eu que escrevo, estou a balançá-la. Esta mesma curiosidade dominou o bravo remador, indagando de forma despretensiosa:

– Mas de onde será que ela veio?

Outro distinto remador, de família tradicional no Remo, já tendo inclusive, participado de alto cargo diretivo na REMOSUL (Federação), aproveitando o ronco de um avião que fazia o procedimento de pouso em direção ao Aeroporto Salgado Filho, simplesmente olhou para cima.

Obs.: esta crônica foi escrita a pedidos do indagador.

Foto: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/novo-habitante-do-zoo-de-gramado-%C3%A9-uma-lontra-1.66845

Categorias: Crônicas

4 comentário

Toninho Naco Farias · 17 de julho de 2022 às 13:00

Parabéns Neto pela Crônica do Mascote!
No Riachuelo início deste século apareceu um cachorro que era simpático a todos, frequentava o Clube dioturnamente e foi apelidado de Boreste.
Hoje temos um Mascote mais querido que interage de uma forma impar com todos que circulam no Clube, é o nosso JOÃZINHO, filho do nosso Treinador Capi e da nossa Remadora Giseli!!!

Enio Ferreira · 17 de julho de 2022 às 13:06

Texto sensacional. Parabéns

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese