Sabedoria Infantil

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Eu poderia começar discorrendo sobre o maravilhoso encontro ocorrido no molhe da rampa do Parque Náutico, com os três clubes em Florianópolis, mas vou confessar que permaneço inebriado e emocionado com o bate papo com os Novatos soteropolitanos.

Para poder absorver e melhor aproveitar os ensinamentos dos jovens baianos, me permiti ouvir novamente os ensinamentos recheados de sabedoria infantil, enquanto manejava meu carro de Porto Alegre em direção a minha querida terra natal, Floripa.

Óbvio que o assunto em comum é o instrumento outrora construído de madeira, com uma pá internamente côncava, convexa pelo outro lado, que obedece a mais conhecida das leis da física, a famosa alavanca, capaz de propulsionar os barcos com muita velocidade.

Jovens meninas irmãs que ingressaram no esporte, uma trazendo a tiracolo a outra, criando uma salutar necessidade para levar o irmão caçula a frequentar a hospitaleira garagem do Clube São Salvador, liderada pela simpática Marilene, guerreira, batalhadora e apaixonada pelo nosso esporte.

Move ela uma esquadra de tantos outros grupos de irmãos, desbravando as águas da Ribeira, proliferando este esporte, tão belo e ao mesmo tempo, tão difícil de praticá-lo.

Ouvir das meninas que caminham quarenta minutos a partir das quatro e vinte da manhã, leia-se noite, para poderem chegar ao Clube e treinar, foi algo que tocou meu coração. Algo que me fez de novo, reacender toda minha vontade de buscar mais histórias, divulgar novos causos e encorajar mais pessoas a entrar n’água e empurrar o carrinho com toda sua força, finalizando a remada com braços fortes.

Destaque especial aos ensinamentos do impúbere caçula, que muito jovem, nos responde com a sinceridade que jamais deveríamos perder quando adultos, a questionamentos feitos por mim, de forma não muito lúdicas, ou totalmente desprovido de qualquer fundamentação pedagógica. Fica aqui o alerta a nós remadores veteranos, que o aprendizado é contínuo, e esta geração tão acostumada com o tique-tique dos teclados virtuais dos telefones, tem muito a nos ensinar.

Num passe de mágica, saímos da Baía de Todos os Santos e entramos nas águas das Baías da Ilha de Santa e Bela Catarina, nos reunindo com amigos de carne e osso, outrora virtuais num encontro ao vivo, repleto de remadores, dos três clubes da Capital.

Ouvimos belos depoimentos de dirigentes, técnicos e de algumas remadoras, em especial as que participam do Oito Com Feminino, que disputarão a PRIMEIRA prova nesta categoria, no dia vinte e um de agosto. Este evento merece destaque e nos despertou muito interesse em vir a Floripa nesta data, para subir na lancha em conjunto com a Federação, para transmitir AO VIVO, este fato histórico, contando com a presença dos citados clubes e do Clube Náutico América de Blumenau.

Só de pensar nesta possibilidade, já estou com os olhos embaçados, o coração apertado e as mãos suadas tamanha a ansiedade em registrar mais um episódio nas Histórias de Remador que medalhas não são capazes de contar.

Comenta aqui se você acha que devemos pedir a nossa assistente de bastidores e de palco, atualmente a narradora oficial das regatas, para que ela autorize nossa viagem e se ela deve ou não estar junto nesta transmissão.

Categorias: Crônicas

7 comentário

Sandra Regina da Silva Cayres Berber · 24 de julho de 2022 às 18:45

Mais uma vez o Remo inovando nas águas de Florianópolis!
O 8 feminino será o início de competições mais empolgantes, que trarão muitas meninas e mulheres aos nossos Clubes, formando grandes atletas.

    historiasderemador · 24 de julho de 2022 às 23:44

    Isto é fato, mesmo antes de ter acontecido!!!

      Hugo “Cobaia“ Seibel · 25 de julho de 2022 às 04:15

      Una transmissão ao vivo dia 21 de agosto seria muito show!

Hugo “Cobaia” Seibel · 25 de julho de 2022 às 04:20

Seria muito legal uma transmissão ao vivo dia 21 de agosto!

    historiasderemador · 25 de julho de 2022 às 18:35

    Vamos transmitir, ainda não sei se farei com um aparelho de telefone na lancha e outro em terra, mas faremos sim.

Rosane · 25 de julho de 2022 às 09:15

Você alertou a curiosidade… mas vai ter que escrever , quais form os ensinamentos dos jovens???? Ficarei no aguardo!!!!

    historiasderemador · 25 de julho de 2022 às 18:34

    Seria interessante que quem assistiu ao bate papo, pudesse comentar o que percebeu como ensinamentos da Sabedoria Infantil. Acredito que seja possível listar pelo menos uns dois, mas o ideal é que as pessoas tenham interesse em assistir, até porque, o que eu aprendi, foi baseado nas perguntas que eu fiz, e quem assiste, com certeza, tem maneiras distintas de percepção, que eu não tenho.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese