Quanto vale uma medalha?
Durante a primeira gestão do meu pai na Federação de Remo de Santa Catarina, ele descobriu uma fundição onde foram feitas algumas medalhas, diferentes das tradicionais que eram vendidas na A Esportiva, do Davi. Aquelas circulares, com rodelas que lembravam louros, um pequeno círculo vazio era preenchido com outra medalha padrão, colada, com a figura da modalidade esportiva. O principal motivo da descoberta, era premiar os atletas com algo distinto, para dar ainda mais valor aos feitos, mas quando compradas em quantidade maior, custavam menos moedas, graças ao aproveitamento maior das formas.
Quando trabalhei como engenheiro orçamentista na construção civil, apanhei muito consultando tabelas de composições unitárias e a pesquisa mensal dos preços dos insumos, que variavam a mercê de uma inflação que galopava. Meu respeito e admiração a estes profissionais. Que coisa mais chata!
Fiz um curso há pouco tempo para avaliação de imóveis. Aprendemos a lidar com os vários tipos de valor, tangíveis ou não, mas para haver valor, deve o objeto ter função.
Começa aqui minha inquietude, qual a função de uma medalha? Reformulando a pergunta: Para que serve? A primeira que me ocorre, pendura-la no peito e tirar uma foto. Hoje em dia a simulação de uma mordida, como se fosse um cookie, é a versão moderna dos retratos. Coloca-la num varal e ornamentar o escritório ou quarto, também é uma boa opção, mas tudo isto só serve para massagear nosso ego, alimentar nossa vaidade.
Em geral as medalhas permanecem guardadas num local seguro, não queremos de modo algum perde-las, sabemos o quanto custou cada uma delas.
Se voltarmos ao plano material e as planilhas de orçamento, poderemos elencar no caso do Remo, quantos litros de gasolina foram gastos nos treinamentos, os salários dos profissionais que trabalham no Clube, os impostos pagos, encargos sociais, a depreciação dos barcos e remos, quase na totalidade importados. Para os atletas profissionais podemos acrescer à lista seus salários, também os prestadores de serviços, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, etc. Na preparação física, os equipamentos de ginástica, remoergometro.
Se eu continuar com esta minha lógica de engenheiro, ainda que não tenha citado outros itens e profissionais, por ignorância ou preguiça minha, chegarei a conclusão errada que as medalhas conquistadas pelos Clubes maiores, tem mais valor, mais investimento em cada grama do metal que as representa. Entretanto, não há como medir o valor do sono preterido pelos treinos, a distância ou ausência da família, dos amigos, bem como o que estes fazem pelo atleta.
Quando olho para trás e abro a sacola com as correntes enroladas, cada latinha daquela, te um sabor que não consigo mastigar, um odor que não consigo mais cheirar, imagens e gritos que não consigo mais ver e ouvir, mas lá dentro do meu coração, num canto da minha memória, algo me diz o que custou cada uma, e a certeza de que pagaria novamente o seu preço salgado.
0 comentário