Timoneando com João Pedro
Por Cesar Seara Neto
Não importa o tamanho, a altura, se a voz é fina ou se é grossa, o timoneiro vale muito mais do que cinquenta e cinco quilos. Costumam dizer que o timoneiro é quem comanda o barco, mas eu vou um pouco mais longe, não basta ele comandar o barco, ele tem que remar junto.
Para quem conhece o barco a oito, são quatro remos no bombordo e quatro no boreste, ou seja, metade de cada lado. Fica a primeira pergunta, difícil de responder, como pode o timoneiro remar junto? Ainda que hipoteticamente, teria ele que escolher um dos bordos para remar. Mesmo se fosse possível colocar um remo nas mãos do timoneiro, seria impossível alternar as remadas tal qual é feito numa canoa.
Pois bem, o timoneiro é uma peça fundamental, a ele fica toda a responsabilidade de transmitir durante o curto intervalo da prova, todo o treinamento desenvolvido por vários quilômetros remados.
Para entender que o timoneiro seja mais um remando, recorremos a um jargão atual sobre a diferença entre chefe e líder, enquanto o primeiro diz: vai, o segundo diz: vamos.
Todos estes argumentos citados foram para enaltecer a presença em nosso canal, do João Pedro Pereira da Silva, timoneiro do Clube de Regatas Vasco da Gama, convocado para timonear as guarnições dos barcos a Oito Júnior, masculino e feminino, no próximo Campeonato Sul Americano, a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de março/2022, na Ilha do Pavão em Porto Alegre.
Com apenas seus dezessete anos de idade, já demonstra ser uma pessoa muito determinada, focada, compenetrada no que faz, sempre buscando a perfeição. Antes de todas estas qualidades, possui uma virtude típica de um bom líder, humildade.
Sou suspeito para afirmar que o bate papo com o João foi SENSACIONAL, mas afirmo que ele nos relembrou um ensinamento atualíssimo, mas bastante antigo, todo dia, é dia de aprender.
Assistam ao vídeo e comentem, se estamos diante de uma pessoa que nos enche de orgulho, graças a sua educação e respeito que se dirige às pessoas.
0 comentário