Sem fronteiras
Por Cesar Seara Neto
“The people who are crazy enough to think they can change the world are the ones who do.” — Steve Jobs
Quando escrevi em agosto do ano passado, a crônica Skiff Coletivo, jamais havia imaginado que um dia faria uma transmissão ao vivo de uma regata, quiçá, internacional. No mundo moderno, não existe mais fronteiras, qualquer pensamento seu, uma vez publicado, deixa de ser seu, e passa a pertencer a nuvem, aquele ser invisível, intocável, que qualquer pessoa tem acesso.
Recebi uma mensagem, de Ricardo Hein, Presidente do Club Alemán de Remo Montevideo, do Uruguai, logo após o término do Campeonato Sul-Americano de Remo Junior e Sub23, aqui em Porto Alegre, ao final de março deste ano de 2022, perguntando como poderia fazer uma transmissão ao vivo nestes moldes.
Dentro do meu paupérrimo espanhol, consegui explicar as necessidades de Internet, câmeras, notebook etc. para que lograssem êxito e não cometessem os mesmos erros que cometi naquele evento.
Chegamos a pensar na possibilidade de eu viajar até o Uruguai, para fazer a transmissão ao vivo. Como não havia recursos para custear a viagem, ofereci a sugestão de fazer a transmissão de forma remota. Ou seja, alguém diretamente na raia, receberia o link para ir ao vivo com a captura das imagens das provas.
Se perguntar a alguma pessoa apaixonada por algo, quem é o detentor da maior paixão por este algo, certamente a resposta será: EU.
Quando Steve Jobs fala dos loucos que mudam o mundo, pensei que eu estivesse sozinho nesta loucura para transmitir as Regatas, de forma amadora. Mais uma vez me enganei. Ricardo não se conformou com as dificuldades naturais para a organização da 6ª fecha del Circuito Nacional de Remo, da Federación Uruguaya de Remo, onde foram os anfitriões.
Superando o cansaço, vento contra, as bolhas nas mãos, um remador não desiste até a última remada, e assim colocamos imagens a disposição das pessoas que queriam ver o desempenho de familiares, amigos, ou simplesmente torcer pelos seus clubes.
Fica aqui o meu aplauso e admiração ao DRWM Club Alemán de Remo Montevideo, em nome do seu presidente, Ricardo Hein, por terem feito uma festa, e recebido tão bem seus convidados.
Fica o meu agradecimento por terem me convidado a fazer parte desta festa, ainda que distante, mas em especial, por terem me permitido voltar a sonhar em buscar melhores condições para transmitir novos eventos de Remo, pois agora já não mais existem fronteiras, pelo menos na minha cabeça.
Conte sempre conosco.
0 comentário