Salada de frutas

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Eu me divirto comigo mesmo, quando uma avalanche de pensamentos e assuntos distintos tomam conta da minha (in)consciência. Sobra para a caneta riscando o papel, tentar condensar as ideias de forma que se conectem e façam um mínimo sentido.

Meu amigo Ronaldo aceitou o desafio de remar um Dois Sem Timoneiro comigo. Tem sido um exercício de remo incrível, mas o aspecto filosófico da nossa remada, vem dando margem às nossas conversas. Saudável e necessário enaltecer o grau de cultura e inteligência do meu voga, com sapiência vem assimilando a cada remada, o que o Barco vem nos ensinando, rejuvenescendo meu espírito e me estimulando no aprendizado eterno.

Temos tentado controlar nossa ânsia em fazer o barco andar, mais. Justo nós que primamos pela precisão e qualidade. O Barco vem nos dizendo o que devemos fazer para que tenhamos êxito em nossa empreitada. Basicamente o segredo é passar o remo, o mais rápido possível e deixar o barco andar. Para que o remo passe rápido, necessário empurrar com força. A remada é um ciclo. Ora sim, ora não. Sim, o remo está na água. Não, ele está fora. O segredo é a transição do sim para o não, e do não para o sim, ou seja, quando o rema entra e quando sai d’água.

Agora entro no aspecto filosófico que o Remo pode ser utilizado nas nossas vidas. Se desejamos faze-las se desenvolver, é necessário saber colocar e tirar o remo, para que ele passe rápido, mas não seja um entrave, um freio. Quando ele está fora d’água, o remador deve relaxar ao máximo, não desperdiçar energia.

Agora que o ano útil realmente começou, decidi dar mais ênfase aos atletas iniciantes, pois serão eles, os responsáveis em contar e perpetuar estas Histórias de Remador. É o que pretendo explorar e divulgar mais.

Fizemos uma resenha a respeito do último Pré-Olímpico e Campeonato Sul Americano, onde o principal exercício era enaltecer os pontos fortes do evento, e, diga-se de passagem, um grande evento.

Brenda Madruga Freitas, ainda menor de idade, representando as mulheres, que deram show, Vinícios Delazeri, mais conhecido como Kikão no GPA, representando os homens, com sua vasta experiência como remador, que se graduou há poucos dias, como Educador Físico. Para azeitar estas poderosas engrenagens, Tiago (Capi) Almeida, técnico, ex-remador olímpico, e agora comentarista, deram um show na tela também.

Quando participo destes bate papos, procuro controlar a minha emoção, e falar menos do que gostaria, tal qual os ensinamentos do barco, eficiência na remada e relaxamento na recuperação, mas uma coisa é a razão expressa de forma escrita aqui, outra é a emoção tentando ser controlada de forma racional.

Tenho procurado valorizar os erros, como forma de aprendizado, a fim de não os repetir. Durante a transmissão ao vivo, eu me vi sozinho na sala de espera do estúdio, enquanto os demais sobreviventes na tela ouviram a Brenda dizer:

– Eu acho que ele caiu.

De forma soberana e destacada, os convidados mostraram que são eles, a parte mais importante do Canal. Os três sozinhos na tela, comandaram o show, o que me encheu de orgulho e satisfação. Já temos outros loucos para dar continuidade ao Canal. Aqui agradeço ao André Dutra por ter me dado a dica, para escutar, buscar e conhecer, as histórias de pessoas que eu ainda não conhecia.

Encerro de forma abrupta estas linhas, deixando o link a seguir, para que assistam a verdadeiras aulas que os convidados deram, especial quando a jovem Brenda nos ensina a importância da Comunicação, algo que abunda atualmente, mas por excesso, acaba perdendo sua função, do latim comunicare, tornar comum.


2 comentário

Acácio · 24 de março de 2024 às 17:45

Ótima iniciativa, Seara, a de promover uma resenha com diferentes gerações. A conversa fica enriquecida pela diversidade de experiências, o que sem dúvida é salutar.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese