Equipe Awa’pe, um ano de superação

Formar uma Equipe de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama em Porto Alegre foi o desafio que aceitei como forma de ajudar mulheres diagnosticadas a resgatarem sua autoestima, ter saúde física e mental por meio do Esporte Canoagem modalidade Dragon Boat.
Na verdade, eu conheci o Movimento de Remadoras Rosa do Brasil em 2023, quando fui convidada a integrar a Equipe Tchê Rosa de Lajeado. Me apaixonei pelo movimento das Remadoras Rosa do Brasil, até então desconhecido por mim, mas com visibilidade no mundo e no Brasil, graças aos estudos do Dr. Donald Mackenzie, médico canadense que em 1995, decidiu fazer a pesquisa com 24 voluntárias, mastectomizadas, que passaram pelo diagnóstico do câncer de mama e que à época, não era cogitado a prática de atividades após a cirurgia. A pesquisa foi um grande avanço para que essas mulheres retomassem suas vidas, devolvendo autoestima e saúde física e mental.
No final de 2023, Cleusa Alonso, Remadora Rosa, Fundadora e Coordenadora do Movimento das Remadoras Rosa do Brasil, me incumbiu de formar a Equipe de Porto Alegre. No primeiro momento relutei, pois já fazia parte de uma equipe… teria que sair da minha zona de conforto, não seria fácil. Mas os benefícios que a integração, união e o esporte me proporcionavam, foi o gatilho para pensar nas mulheres porto-alegrenses que não tinham a mesma oportunidade que eu. Aceitei, e junto veio uma lista de procedimentos para formar a equipe, começando pelo:
Nome da equipe, logomarca, camiseta, projeto da equipe, clube, conta no Instagram, doze mulheres sobreviventes (para iniciar). Ufa, já estava apavorada, mas não desisti.
O primeiro desafio foi escolher o nome da equipe. Procurei no tupi-guarani palavras e expressões, buscando a fauna e flora e me deparei com a palavra awa’pe, que significa: flor que flutua em águas calmas. Perfeito para aquele momento que estávamos passando. Depois veio a logomarca, busquei ajuda, sabia o que queria. Minha amiga Sandra Nunes fez o esboço da logomarca, ficou lindo.
Como Somos Remadoras Rosa, precisávamos de água, exatamente como o aguapé (Awa’pe) e o Sava Iate Clube era o local perfeito para nós. Curiosidade, O SAVA tem como vegetação abundante nas margens de sua prainha, o aguapé.
Com o projeto em mãos, procurei o Diretor Administrativo do SAVA, Bruno Donati, que acolheu a proposta e a equipe. Faltavam as doze mulheres sobreviventes do câncer de mama, não foi fácil, pois infelizmente dizer que são sobreviventes, ainda é difícil para muitas, mas com a ajuda de amigas, consegui juntar doze mulheres que sequer sabiam pegar num remo, mas estavam dispostas a se desafiarem e retomarem suas vidas. O esporte foi o que as motivou.
Assim no dia treze de janeiro de 2024, nasceu a Equipe Awa’pe Dragon Boat de Porto Alegre.
Hoje, temos trinta Remadoras Rosa na Equipe, já temos a nossa Associação formada, começando a ter visibilidade na comunidade, estamos nos tornando referência para todas aquelas que estão passando pelo diagnóstico de câncer de mama.
Juntas somos mais fortes.
[1] Capitã da Equipe Awa’pe Dragon Boat de Porto Alegre
10 comentário
Rafael · 25 de janeiro de 2025 às 10:43
Linda história! Parabéns!
Sandra Nunes · 25 de janeiro de 2025 às 11:51
Parabéns às remadoras da Awa’pé pela coragem e superação! Cada uma dessas mulheres têm uma linda história de desafios e vitórias. Em cada remada, cada treino está contida a alegria de viver, a força de vencer e se manter firme no propósito. Como voluntária, me alegro em fazer parte e ajudar essas mulheres incríveis. Parabéns, Seara, por apoiar e incentivar essas guerreiras maravilhosas.
Patrícia Rodrigues de Almeida · 25 de janeiro de 2025 às 15:28
Sou muita grata por pertencer a Equipe Awa’pé, equipe de remadoras Rosa, mulheres vencedoras, maravilhosas, determinadas e resilientes.A nossa união é de uma grandiosidade, orgulho de estarmos todas juntas por uma linda causa.Agradecer também ao Seara por todo carinho conosco.
Andrea Teichmann Vizzotto · 25 de janeiro de 2025 às 12:51
Feliz, emocionada e muito honrada de pertencer a essa Equipe. Orgulhosa da Mariluce e da Jeane que nos guiaram , e nos guiam- para o Guaíba. Sim, somos sobreviventes. Ser remadora Rosa de Porto Alegre, depois que o Rio ou lago?) retomar a sua natureza, eh demonstrar, mais uma vez, a força da união! Viva a Awape!
Patrícia Rodrigues de Almeida · 25 de janeiro de 2025 às 15:29
Sou muita grata por pertencer a Equipe Awa’pé, equipe de remadoras Rosa, mulheres vencedoras, maravilhosas, determinadas e resilientes.A nossa união é de uma grandiosidade, orgulho de estarmos todas juntas por uma linda causa.Agradecer também ao Seara por todo carinho conosco.
Jeane kostelnaki Trintinaglia · 25 de janeiro de 2025 às 15:10
Equipe de mulheres guerreiras que usam o esporte para superação e auto-estima. Feliz em fazer parte dessa equipe.
Liège Gautério · 25 de janeiro de 2025 às 15:34
Lindo e importante movimento de divulgação da importância da atividade física na recuperação do câncer de mama!! Parabéns!!!
Magaly Soria Buss · 25 de janeiro de 2025 às 21:05
Parabéns valorosa equipe da Awa’pe, mulheres fortes em superação e amor. Lindo relato, que tragetoria legal, e intensa em tão pouco tempo. Fico orgulhosa da minha amiga Mariluce que se entregou inteira nesse propósito, feliz por todas as vitoriosas componentes da equipe, seja por superação e vitória de cura ou pela doação ao acreditar na causa e missão .Lindo exemplo. Que venham muitos momentos de conquistas e alegrias.
Júlia · 26 de janeiro de 2025 às 13:27
A nossa equipe vai muito alem do esporte , ela representa união , coragem , fé e esperança !
REMARSUL · 26 de janeiro de 2025 às 14:18
Muito legal a sua história pessoal e a trajetória de todos na formação da equipe. O movimento de formação é bem importante, a criação da equipe mas ainda, considerando que os grupos de remadoras rosas vêm crescendo todos os dias.
O encontro no Festival Dragon Boat em Brasília, 2024, foi bem significativo.
Força e fé. Parabéns