Belas remando na Praia do Shopping

Publicado por historiasderemador em

Créditos: Renata Ferreira da Costa

Por Cesar Seara Neto

Eu treino pelo menos cinco dias por semana tentando ser um remador, mas quando venho aqui escrever, eu sou um torcedor. Não apenas do clube que eu frequento, mas do Remo.

Torcida só existe se há rivalidade, disputa. E disputa boa é aquela que o narrador não tem tempo para recuperar o fôlego. Assim foi na Regata Gaúcha de Remo Indoor 2025. Com o apoio da Decathlon no Praia de Belas Shopping, atletas das mais variadas idades, tanto no feminino como no masculino, promoveram acirrados embates, arrancando gritos de quem estava torcendo, para espanto dos curiosos que passeavam e compravam.

Oito máquinas de remoergômetro Concept2 posicionadas em formato de espinha de peixe, interligadas entre si por cabos ethernet, se conectaram ao mundo pela Web, através do notebook que os aficionados e dedicados membros organizadores da REMOSUL montaram.

O que me chamou a atenção e encheu meu peito de esperança foi a quantidade de jovens impúberes travando batalhas hercúleas, ou como dizia o saudoso Licht, “lutas titânicas”.

Exauridos até a última gota de suor, assistidos pelos seus técnicos assimilavam como podiam as instruções que os incentiva a dar tudo de si, e ainda mais um pouco quando já não tinham mais para dar. Quem não conhece e vê a cena quando acabam as provas, se assusta.

Meus olhos brilharam não somente quando vi as delegações dos clubes centenários da Capital, mas com os dezesseis atletas do Remar para o Futuro do Centro Português de Pelotas, dando um verdadeiro show, mostrando que a dor da tragédia do ano passado, quando perdemos nove vidas, está sendo transformada em luta e trabalho, muito trabalho.

Meu coração ficou apertado com a transmissão ao vivo, que ficou aquém do espetáculo que promoveram. O que me alenta é saber que algo bom está chegando pelo correio nesta semana, e deverá diminuir minha ansiedade antes das transmissões. E para aumentar a sua expectativa, adianto que um vídeo será produzido, com roteiro totalmente elaborado por uma jovem talentosa que vem se engajando nas Histórias de Remador. Ficou curioso?

Créditos: Renata Ferreira da Costa

Categorias: Crônicas

3 comentário

Antonio Ricardo Lanfrefi · 20 de julho de 2025 às 12:33

Compartilho com você a emoção de ver a gurizada do REMAR PARA o FUTURO.
EMOCIONANTE!!!
Torci por eles até o final. Na conversa com os jovens percebi a expectativa pelo troféu 🏆 máximo diante do empate em vitórias com o GNU. Este espírito de competição saudável nos jovens abre uma janela de esperanca pelo futuro do remo e do Brasil.

Ricardo · 20 de julho de 2025 às 13:01

Realmente, Seara, dentre as tantas coisas positivas deste evento, a presença massiva e marcante da gurizada é o que mais chamou a atenção. E a turma de Pelotas realmente se destacou!

Renato Lisbôa Müller · 21 de julho de 2025 às 13:26

Uma competição gera estímulos, ansiedade, expectativa, alegria, choro e variadas emoções e sentimentos, independente da modalidade esportiva.
E, se alguém, na década de oitenta, afirmasse que no futuro, uma competição de remo seria realizada, sem o uso de barcos, sendo realizada fora d’água, seria chamada de louça e, possivelmente, esta pessoa será internada.
Mas a tecnologia é uma realidade e tornou o nosso esporte, algo melhor e com maior visibilidade aos não praticantes. Parabéns pela organização do REGARI.

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese