Todo remador é um líder

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Cresci ouvindo meu pai fazendo analogias, utilizando frases prontas, de grandes pensadores, estadistas ou figuras conhecidas. Também se valia de frases alimentadas pelo dito popular. Sempre me deparo em situações, onde tento fazer comparações, buscando frases prontas para sustentar minhas teses.

Trabalhei numa empresa familiar que me ensinou muitas coisas. Não ouvi diretamente o mentor da organização chamar os seus operadores dos equipamentos de gerentes. Mas alguém me disse que ele assim fazia. Quem melhor do que o próprio operador para saber se o equipamento estava produzindo o esperado, ou se necessitava de alguma manutenção?

Aqui começo a fazer a associação que pretendo, tal qual o operador deve ser o gerente do seu equipamento, todo remador é um líder. Eu já havia feito elocubrações mentais comigo mesmo, mas ouvi na LIVE de quinta, dia 19/01, Pedro Ricardo, técnico do Náutico do Recife, falar esta frase.

Neste encontro com a atleta olímpica Fernanda Nunes (RJ), Luiz Felipe (RN), Pedro (PE) e Werner (RS), iniciamos o bate papo com um exemplo onde cada um deles havia exercido a função de líder, de forma voluntária ou que tivesse sido atribuída a eles.

Num segundo momento, cada um citou pelo menos um líder que servia de exemplo a eles, quer tenha sido no Remo ou noutra situação.

Estes dois momentos serviram como trampolim e muitas vezes se mesclaram com o terceiro e último tema da reunião, que era: No Brasil temos muitos líderes no Remo, porém, pouca liderança.

Pedi a eles que ampliassem o seu entendimento, no que dizia respeito à falta de liderança, não de uma pessoa, mas de princípios a serem seguidos, tal qual nas corporações existem os Valores, Missão e Visão.

Nossa proposta inicial era que o encontro durasse quarenta e cinco minutos. Consegui liderar e moderar a reunião e obtive êxito para atingir este número, pelo menos para a primeira metade. Foi necessária outra metade de mesma duração, para concluir, digo, encerrar o nosso encontro, mesmo sabendo que o assunto ainda rende muita reflexão.

Ouvi muitas informações destes atletas e professores do nosso esporte, e confesso, que tenho reassistido ao vídeo, para absorver os inúmeros ensinamentos que foram veiculados por eles, mas já aviso, é muita informação.

Se eu agi como líder para organizar este encontro, cujo tema era Liderar é: acredito que obtive êxito e consegui extrair dos colaboradores o seu melhor, agora lidero esta nova etapa, que é multiplicar estas informações para mais pessoas. Tenho certeza de que cada pessoa que ler este texto, há de compartilhá-lo confirmando que todo remador é um líder.

E você: qual situação exerceu o papel de líder? Comenta.

Categorias: Crônicas

4 comentário

Acácio Mund Carreirão · 22 de janeiro de 2023 às 16:02

O tema “Liderança “, Seara, merece horas incontáveis de discussão.

    Joaquim Ameba · 22 de janeiro de 2023 às 16:36

    Dito pelo Acácio, líder de um grupo de amigos da pelada dos sábados por mais de três décadas, vem uma avaliação de peso e sincera.
    O tema é vasto e instigante, tal qual é comparar na condução do remo, equilíbrio e esforço de chegada, é a tomada de decisão de quem está fazendo do próprio esforço físico, exigindo do corpo aquilo que parece ter atingido o limite, muito mais e atingindo o misto de sucesso e frustração.
    Como na Capoeira, que a Jô tanto escreve e fala, na roda e na vida, o jogo depende de ti.

bertahelena@hotmail.com · 22 de janeiro de 2023 às 17:18

Pensando no dia que fui convidada para liderar uma grande escola. Não entendia muito de liderança. Meu chefe não me deu escolha. A gente aprende sofrendo, mas acaba crescendo e melhorando. Assim fui aprendendo durante 42 anos

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese