133 anos GPA, entendendo o Remo?
Num dia de domingo típico de Remo, o Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre, o GPA, completou 133 anos de fundação, e nada melhor do que comemorar o aniversário, na sua Ilha com mais um café do Júpiter.
Aproveitamos a oportunidade para deixar a mente viajar pelas ideias, em mais uma tentativa para que se consiga entender as “paixões da alma” que movem as pessoas a buscar a prática de um esporte tão belo, tão simples, mas ao mesmo tempo tão cheio de detalhes e nuances, que a nossa vã filosofia sequer é capaz de explicar.
Antes mesmo do sol nascer, já estão a postos na busca das remadas perfeitas, do equilíbrio, do conjunto, da sincronia, da excelência. Impossível atingir estes objetivos ou metas, sem que se reme por esta linha tênue e invisível, que é o limite humano de suportar o cansaço, a dor, a fadiga.
Mas quanto mais se rema, mais nos afastamos da explicação destas paixões, e mais nos aproximamos dos efeitos que nossos corpos são capazes de sentir, tornando cada vez mais inexplicável o por quê subimos nestes barcos? Seria a glória? A vitória? A medalha no peito? Saudar o público? Ter seu nome escrito na história?
Todas estas perguntas são válidas, mas uma crônica para ser boa, é necessário que despertem mais perguntas naqueles que as leem.
Talvez as palavras de Paulo Rigatto, reproduzidas no vídeo a seguir, nos auxiliem com respostas, talvez nos despertem mais indagações.
Hip Hurra! Hip Hurra! Hip Hurra!
7 comentário
renata · 21 de novembro de 2021 às 21:04
Muito bom! remo e saúde é uma combinação perfeita, e parabéns ao GPA pelos 133 anos de atividade descobrindo novos talentos, e acolhendo de forma carinhosa torcedores e aficcionados pelo esporte!
historiasderemador · 21 de novembro de 2021 às 22:13
Obrigado Renata!!! Nossa artista criadora do logo.
Mario Dias · 22 de novembro de 2021 às 08:55
Parabéns GPA, pelos 133 anos de história e conquistas!!!
historiasderemador · 22 de novembro de 2021 às 14:44
Viva o Remo
Vanildo SantAna · 22 de novembro de 2021 às 08:30
Remo: tradição que seguindo sua trajetória
historiasderemador · 22 de novembro de 2021 às 14:45
Vamos em frente
Sandra Berber · 28 de novembro de 2021 às 22:18
Parabéns ao GPA, pelos anos de glórias!!🎉🎉🎉🎉
Que venham muitos outros centenários, para a alegria do nosso Remo.