Simples assim
Por Cesar Seara Neto
Tal qual compositores que compõem primeiro a música, para depois colocar a letra, inicio esta crônica com o título, Simples assim, pois esta é a melhor definição para o Magrão, também conhecido pelo seu nome real, William Giaretton.
Quando combinamos o roteiro, ele enfatizou que o seu início deveria ser explorado, pois sua origem humilde compunha um cenário que pela lógica, o teria levado para longe do esporte, ou até mesmo de uma vida saudável.
Quem o ouve falando de forma tão natural sobre as vicissitudes da vida, em sua tenra idade, percebe o valor que ele dá aos seus apoiadores que o receberam de braços abertos no GPA, o que reforça a principal característica deste Clube, a formação de atletas, seguindo seu lema “Remo para Todos”.
Confesso que eu fiquei fã dele, desde 2019, quando retornei ao Remo e ouvi as histórias dele, lá no GPA. Agora, depois do bate papo informal, seguindo um roteiro formal, fiquei ainda mais fã dele.
Aprendi muito com este menino que se aposentou do Remo de alto nível neste ano, e que agora traça novos planos, em parceria com seu amigo Dênis Araújo. Esta amizade é um dos temas interessantes do bate papo, mais um caso de pessoas que constroem a amizade em torno do nosso esporte, que perdura por muito tempo.
Os bate papos que tenho feito costumo dizer que são bons, quando não percebemos que o tempo passou e principalmente, quando temos a certeza de que terminado o encontro, inúmeras histórias de remador, permanecem marinando em tempero brando, aguardando o momento certo para serem servidas e apreciadas pelos apaixonados do esporte numa oportunidade futura a ser criada.
Não posso deixar de agradecer a Michele, companheira do Magrão, às contribuições que ela deu para este bate papo, e principalmente ao apoio que ela dá na trajetória dele no esporte. Precisamos de mais pessoas que nos apoiem e permitam que estes líderes natos, assumam o protagonismo da cena, e multipliquem o que de melhor o esporte nos permite, formar pessoas.
Hoje, domingo, 04/12/2022, estive na ACARES, Associação Comunitária de Amigos do Remo de Eldorado do Sul, comemorando com Salchipão, o famoso pão com linguiça, os 15 anos desta entidade, que na garagem construída pelo Seu Nelci, transformou esta edificação simples e rustica, numa máquina, capaz de fazer com que as pessoas que adentram pela porta da frente, ao sair pela porta dos fundos que dá acesso a água, saiam transformadas, física, cultural ou filosoficamente, segundo as palavras do Gerson, o atual líder da ACARES.
Na próxima semana, vamos relatar com mais detalhes esta calorosa visita.
Eu atravessei a garagem uma única vez, e tenho a certeza, de que ela me transformou numa pessoa ainda mais motivada pela nossa causa pelo Remo, Simples assim.
Comenta e compartilha!
6 comentário
Odilon Maia Martins · 5 de dezembro de 2022 às 08:28
O que é importante na vidas de um atleta.sao suas lembranças, suas conquistas seus amigos,seus parceiros, fazem parte de sua história, um abraço.
historiasderemador · 6 de dezembro de 2022 às 07:23
Odilon Maia Martins. Referência do Remo MUNDIAL.
Grande exemplo!
Um abraço
Antônio farias filho · 5 de dezembro de 2022 às 08:39
Bom dia Neto! Diante dos depoimentos do Magrão cada vez fica mais presente o que falou Olavo Bilac no RJ em 1900. ” Dia virá em que será reconhecido o grande trabalho que os Clubes de Regata tem prestado à juventude brasileira”.
historiasderemador · 6 de dezembro de 2022 às 07:25
Olavo Bilac grande poeta. Hoje em dia vemos que também era profeta.
Mario Dias · 5 de dezembro de 2022 às 09:00
Parabéns, Magrão! Pela história e pelas metas alcançadas… Perseverança, objetivo e talento somados a uma personalidade forte e gentil ao mesmo tempo. Baita exemplo… 👍💪👏👏👏
historiasderemador · 6 de dezembro de 2022 às 07:26
Sábias palavras Mário!