A multiplicação dos anos

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Minha mãe costuma dizer que o Réveillon é uma noite igual a qualquer outra do ano. Todos os dias acordamos, faça chuva ou faça sol, com infinitas possibilidades de transformar nosso dia no que escolhemos para ele.

Muitas vezes repousamos nossa cabeça no travesseiro, e não conseguimos dominar o cansaço, iniciando uma noite de sono, sem uma reflexão do dia que se encerra. Não pretendo consultar os registros de 2023, mas quem olha para frente, sem se lembrar do passado, corre o risco de cometer os mesmos erros experimentados.

Aproveito esta oportunidade que a civilização ocidental convencionou, o ano dividido em meses, para relembrar que foram muitas emoções vividas, devido a um sentimento que não se mede, tampouco se controla, paixão.

Fico me perguntando qual a verdadeira necessidade de registrar estas Histórias de Remador que medalhas não são capazes de contar.

Viajamos até Mendoza, Argentina, para mais um Sul Americano de Remo Master, quando o GPA trouxe pela décima quarta vez consecutiva o caneco. Valeu muito a pena o bate-volta que fizemos até Uruguaiana, dirigindo por duas noites consecutivas, para reparar a carreta dos barcos, sendo necessário descer todos, coloca-los no chão, remontando novamente. É bom saber que ainda existem loucos como eu para estas presepadas.

Lucas trouxe o ouro do Pan, Bia a prata. Dani voltou dourado do Sul Americano de Jr, e ainda tem inúmeros skiffs remando muito bem aqui no Brasil.

Acredito que eu tenha escrito pelo menos umas quarenta crônicas. Uma que eu gostei foi Eu vou morrer. Gostei também dos vários textos que escrevi com uma verve mais filosófica, até o cálculo infinitesimal que Newton criou para poder desenvolver seus estudos, remou nas minhas frases.

Fiz outra transmissão remota de uma regata em Blumenau, com a total dedicação e desprendimento do amigo Guyl, gigante em tamanho, coração e humildade. Fica aqui o registro e agradecimento a ele, desejando todo sucesso na sua carreira agora como paratleta. Fica aqui também o convite e sugestão para que TODAS as federações utilizem o canal para transmitir suas regatas, basta entrar em contato.

Outras transmissões de regatas aqui em Porto Alegre aconteceram, com a narração do presidente da REMOSUL, Werner, que dá show ao microfone, e me deixa no chinelo, mas me permite entrar na água e remar.

O ponto alto que me reconfortou e massageou o meu coração, foi transmitir os quatro dias de competição do Campeonato de Novos Talentos, sob o formato indoor de última hora, devido às cheias no Rio Grande do Sul. O canal teve mais de dez mil acessos, mais de duas mil horas de exibição e mais de cem inscritos.

Neste mundo capitalista que vivemos, sabemos que o carro não anda sem combustível. Quando estes eventos tem boa repercussão, uma onda de animação invade meu peito, e penso que sim, as Histórias de Remador devem ser contadas em tempo passado, presente e futuro, eu não sou o único louco por este esporte.

O meu recado para o ano que chega é: Venha 2024, estarei de peito aberto para te receber e alimentar os já contagiados pela PAIXÃO, e você que ainda não permitiu se render aos encantos do Remo, se prepare para uma torrente de emoções que sequestrará você, e quando menos perceber, estará flutuando mundo afora nos barcos, movidos pelas pás dos remos, mesmo que estas não sejam asas, te farão voar por um mundo especial.


10 comentário

Werner Günther Höher · 30 de dezembro de 2023 às 00:14

2024💪🚣🏼‍♂️💨💨💨

Matias Gabriel Boledi · 30 de dezembro de 2023 às 14:14

Parabens por mais um belo anos de remadas e historias! Que venha 2024

Berta · 30 de dezembro de 2023 às 19:08

Gosto de ler teus relatos Seara

Berta · 30 de dezembro de 2023 às 19:09

Teus relatos sempre são cheios de vivências pessoais. Gosto muito

    historiasderemador · 31 de dezembro de 2023 às 11:30

    Grande Dona Berta!!! Saudades de conversar com a senhora. Em breve faremos uma visita para um café!

Mario Richter · 30 de dezembro de 2023 às 21:59

🙌👍🚣🏻‍♂️Que venha 2024!

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese