Encerrando o mês

Publicado por historiasderemador em

Por Cesar Seara Neto

Conversar com uma pessoa de riso fácil e largo, que fala com propriedade, além de ser muito útil, é bastante prazeroso, em especial para mim, que não tenho formação em jornalismo, quando busco conhecer as Histórias de Remador que medalhas não são capazes de contar.

Tális, o construtor de barcos, é este tipo de pessoa. Nunca esteve a remar nas suas naus, mas as constrói com maestria. Eu posso afirmar porque já remei muitas vezes em algumas de suas obras.

Aprendeu o ofício com o seu pai, José Pereira, teve contato com pessoas importantes nesta área, justamente quando os materiais sintéticos começaram a substituir as lâminas de madeira cedro, o perfume mais agradável dentre todas as madeiras.

Eu aprendi a remar nos barcos de madeira, e competi nos barcos construídos pelo Ibarra na década de 80. Já citei que quando buscamos uma história, voltamos sempre com mais uma na bagagem. Aqui me refiro a este nome que ajudou a construir boa parte do Remo no Brasil, através de barcos e seus ensinamentos.

Vai nosso pedido ao amigo Rui, remador do GPA, para que faça contato com o filho do Ibarra, para resgatarmos algumas das suas Histórias, quem sabe num bate papo ao vivo, ou gravado, a fim de prestarmos uma singela homenagem a ele.

Procurei matar minha curiosidade sobre fibras de madeira, há tanto tempo esquecidas, mas tão vivas na memória do Tális, que tem a mesma idade que eu, embora pareça décadas mais novo.

Parece que Confúcio era realmente sábio, pois atribuem a ele o pensamento “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

Saindo do estaleiro, agora vamos remar em águas italianas, no Lago Varese, nos barcos da Seleção Brasileira Júnior e Sub23, que está participando do Campeonato Mundial. Neste momento, sábado, 20/07, 23h no Brasil, obteve alguns resultados, que embora não tenham trazido medalhas, dá mais experiência aos atletas, alguns estreando em águas internacionais.

Um breve resumo:

BarcoAtletasColocação geral
Dois Sem Peso Leve Sub23 (Masc.)Iago Rodrigues, Luiz Felipe Faria
Single Skiff Peso Leve Sub 23 (Masc.)João Vinicius Ferreira13º
Double Skiff Peso Leve Sub 23 (Fem.)Joice Emily Silva, Thalita Rosa Soares
Double Skiff Peso Leve Sub 23 (Masc.)Piedro Tuchtenhagen, Marcelo de Almeida10º
Single Skiff Sub 23 (Masc.)Tomás Levy10º

No domingo às 5h35, Lara Pizarro e Ana Júlia Ferreira decidem a Final B no Dois Sem Timoneiro Jr (Fem.) e às 6h25, Maria Fernanda Nunes no Single Skiff Jr (Fem.). #TAMUJUNTO

Segue o link: https://youtu.be/mlgHtUh1Pas

Ainda sobre notícias do mundo do remo, dentro de nosso alcance, parabenizamos o Clube Náutico Francisco Martinelli pelos seus 107 anos de glórias e conquistas, na data de 31 de julho. Vejam a homenagem que o Oito do Aldo Luz presta por esta passagem, puxada pelo técnico Du Seara, que já trabalhou em duas oportunidades no clube aniversariante, durante quase 20 anos.

Encerramos nossa crônica sonhando alto, mas com as pás dos remos cravadas na água. Conheço pessoalmente as remadoras do GPA, Isadora Greve e Luana Fagundes, já estiveram aqui também no nosso canal, contando sobre o título de Campeãs Brasileiras no Dois Sem Peso Leve. Este fato lhes deu o direito de buscar o índice para o Campeonato Mundial que acontece em setembro na República Tcheca.

Elas foram ao Rio de Janeiro e melhoraram ainda mais o índice, mas para poderem viajar e arcar com as despesas de estadia e de barco, precisarão do nosso apoio. Segue o link para contribuições e divulgação!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vakinha-mundial

Categorias: Crônicas

2 comentário

historiasderemador · 31 de julho de 2022 às 11:36

O Dois Sem Timoneiro de Lara Pizarro e Ana Júlia Ferreira, fizeram uma brilhante e disputadíssima prova, chegando na segunda posição da Final B, e 8º no ranking geral

historiasderemador · 31 de julho de 2022 às 11:37

Maria Fernanda Nunes no Single Skiff Jr feminino, também fez uma excelente prova, chegando na segunda posição na Final B, e 8º no ranking geral

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese